A metacognição é um termo que está sendo cada vez mais usado na educação, porque sendo destacado como uma das maneiras mais acessíveis de ajudar os alunos a melhorar seu aprendizado. Mas o que realmente é a metacognição, como isso pode beneficiar os alunos e como isso pode ser melhorado?
Livro de oficinas de professores de metacognição
Metacognição e seus benefícios
O termo metacognição refere -se à extensão em que um indivíduo está ciente de seus pensamentos e sua capacidade de escolher um processo de pensamento eficaz (leia muito mais sobre isso em nosso blog ‘O Camisola Uruguaia que é metacognição’).
Evidências sugerem que o uso de técnicas metacognitivas pode…
Melhorar o desempenho acadêmico
Melhorar as habilidades de resolução de problemas
Reduzir a tensão associada aos exames
Levar ao desenvolvimento de novas habilidades aplicáveis à vida diária
Uma maneira fácil de melhorar a metacognição
Os pesquisadores descobriram que fazer com que os alunos se façam três perguntas fáceis podem fazer uma diferença drástica:
“Quais recursos eu preciso para me ajudar a estudar?”
Esta pergunta incentiva os alunos a pensar estrategicamente ao selecionar recursos de estudo. Isso garante que apenas recursos úteis e eficazes de estudo sejam usados como parte do processo de revisão.
“Por que esses recursos são úteis?”
Essa pergunta incentiva os alunos a considerar por que um recurso específico é útil para o aprendizado, além de fazer com que os alunos pensem em como maximizar o potencial desse recurso.
“Como vou usar esse recurso?”
Esta questão é usada para incentivar a criação de planos particulares e razoáveis, analisando quando, onde e como os alunos usarão os recursos de estudo escolhidos.
O que os pesquisadores encontraram? Ao se fazer essas três perguntas fáceis, os alunos do estudo obtiveram um terço de uma nota Camisola Costarriquenha mais alto em seus exames em comparação com os do grupo controle. Esses alunos também se sentiram menos estressados com seus próximos exames.
5 muito mais sugestões para melhorar a metacognição
Se você está procurando ainda mais sugestões sobre como melhorar a metacognição dos alunos, por que não considerar as seguintes estratégias:
Estabeleça metas razoáveis - a configuração de metas pode ser usada para dar aos alunos um objetivo específico para o objetivo ao iniciar uma tarefa, tornando seus esforços muito mais focados. No entanto, esses objetivos precisam ser equilibrados para que sejam desafiadores e realistas. Foi demonstrado que o estabelecimento de metas melhora o esforço, a atenção e a persistência dos alunos.
Monitore e avalie – Incentive os alunos a acompanhar seu progresso enquanto concluírem uma tarefa e refletir sobre o que correu bem e o que eles poderiam melhorar na próxima vez após a conclusão da tarefa.
Compreensão das fraquezas – Incentive os alunos a procurar as lacunas em seus conhecimentos, para que sejam motivadas a preenchê -las. Saber o que você sabe é fundamental.
Prepare Camisola Japonesa -se corretamente – Garanta que os alunos estejam totalmente preparados para o processo de estudo, pois isso pode economizar muito tempo mais tarde.
Dê feedback – Garanta que os alunos recebam consistentemente feedback abrangente que seja desafiador, mas realista, e que possam ser empregados quando procuram concluir tarefas semelhantes no futuro.
Para obter ainda mais sugestões sobre como melhorar a metacognição, por que não conferir nosso blog ‘Oito maneiras de desenvolver habilidades metacognitivas’ e ‘estratégias metacognitivas’.
Pensamento final
Embora a metacognição possa parecer um termo complicado, integrar técnicas metacognitivas à aprendizagem dos alunos não precisa ser complicada. Isso pode ser alcançado pedindo aos alunos que considerem os recursos necessários para ajudá -los a estudar, por que os recursos são úteis e como eles usarão os recursos. Ter essas habilidades à sua disposição não apenas ajudará os alunos academicamente, mas também os equipam com habilidades essenciais que podem ser empregadas fora da sala de aula pelo resto de suas vidas.